Moda
Em passagem pela SPFW, o francês Isham Sardouk
O
trendsetter francês Isham Sardouk (Divulgação/VEJA)
"Alguém
que vai à loja de luxo e compra um look inteiro não está na moda. Isso não é
estar na moda, é somente ter acesso a roupas. Uma pessoa estilosa é aquela que
pega a moda da passarela e a transforma em algo mais fashion quando a
usa na rua. Faz misturas, sobreposições, adequa com a sua personalidade"
Conhecer
o que será tendência daqui a um ou dois anos pode ser útil para
consumidores comuns, que se valem de promoções e
costumam guardar peças antigas no armário de olho no eterno retorno
das tendências. Já para estilistas e empresários do mundo fashion, prever o
futuro da moda é mais do que necessário. Antes de uma coleção ser produzida,
desfilada e comercializada, existe um longo trabalho de pesquisa para analisar
a evolução das cores, texturas e formas, e também o modo como as peças,
com o tempo, se relacionam com os seus usuários. A reunião desse material pode
apontar o que estará na moda e no gosto popular em um momento próximo.
Para
fazer esse processo de avaliação, na ponta inicial da cadeia da moda estão
os trendsetters, conhecidos em português como "caçadores de
tendência". Entre eles, um dos mais respeitados é o francês Isham Sardouk,
48 anos, 27 deles como trendsetter. Sardouk é o chefe de criação da
Stylesight, empresa responsável por reunir ideias que são entregues de
bandeja para estilistas darem início às suas criações. As conclusões de
Sardouk e seu time são valiosas para grifes como Prada, Adidas, Converse,
Diesel, Elie Saab, L'Oreal, Zara, Riachuelo e Daslu, que investem nos
relatórios da Stylesight antes de definir suas futuras coleções. “Eles usam
nossos serviços para poupar tempo. Não precisam fazer pesquisa e procurar
inspiração para criar uma coleção, nós entregamos tudo pronto para eles
desenvolverem suas roupas.”
Reprodução
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