SPFW: O LUXO E AS SURPRESAS ESTÃO NOS DETALHES.
Desfiles realizados durante a SPFW – São Paulo Fashion Week – desvendaram as tendências de maior força para a temporada de outono-inverno 2015.Como a consumidora vem mostrando preferência pelo fast-fashion, as roupas estão menos esplendorosas e mais pé no chão. Nelas, a praticidade predomina.
O luxo fica relegado aos detalhes bem selecionados. Dentre os destaques da temporada, muito preto e muito vermelho,bordados, brilho, transparências, elementos vazados, pernas reveladas por fendas. Confira:
LINO VILLAVENTURA
Referência explícita à alta costura: modelagem elaborada e perfeita. Estrutura e volumes valorizam a silhueta feminina. Detalhes: bordados, alguns elaborados sobre rendas com os cristais checos Preciosa®, translúcidos de alto brilho e de diferentes intensidades de cores. www.linovillaventura.com.br; www.preciosa.com
RIACHUELO
Donatella Versace, criadora da grife italiana Versace, surpreendeu pelo nível de botox que desfigurou seu rosto.
No desfile, ela mostrou coleção especialmente elaborada para rede Riachuelo.
A linha traz desenhos de conchas e estrelas douradas, estampas do fundo do mar, animal print e lindas peças com aplicações de rendas. www.riachuelo.com.br
HERCHCOVITCH; ALEXANDRE
A coleção parte de uma pesquisa sobre roupas utillitárias em jardinagem. Em um jardim de inverno avant-garde e tecnológico, destacam-se trabalhos que lembram flores, folhas, pétalas e cercas dos jardins.
A coleção é composta por vestidos-avental, macacões e jardineiras com muitos bolsos e mix de estampas. Mas engloba também modelos de noite que mesclam feminilidade e praticidade. Tel: (11) 3063-2888; ah.meloalves@inbrands.com.br
GLORIA COELHO
O Tule Bordado Roots da Pétalas, do Grupo Promex, foi presença garantida na passarela da estilista Gloria Coelho.
As peças valorizam mix de texturas e delicados detalhes de transparências através dos tules. www.gloriacoelho.com.br; www.petalasnoivas.com.br
JULIANA JABOUR
Para a temporada de inverno 2015, a estilista se inspirou no clima esportivo traduzido em peças como saias, blusas, casacos e jaquetas, em que a malha prene com estampa “rosas” foi o grande destaque.
Cores mais cotadas: vermelho, laranja, beterraba e pink.
Durante o desfile, os convidados receberam como brinde uma fita métrica com estampa exclusiva criada pela estilista. www.julianajabour.com.br ; www.texprima.com.br
VITORINO CAMPOS
Este estilista substitui palavras pela poesia pictórica do filme “A Liberdade é Azul”. Estas referências saltam em uma piscina densa. A marca desenvolve pela primeira vez o jeanswear, que aparece em corte clássico, reto e com os lados frente e verso alternados. Jeans, jacquard, organza, cetim duchese e zibeline são os tecidos preferenciais.
A cartela de cores vai do azul, roxo, verde, vermelho ao branco e preto. E as estampas são fotografias de piscinas. A coleção apresenta calças retas; saia lápis com zíper, como se a roupa estivesse saindo do corpo para entrar na piscina; casacos com shape de roupão de banho; blusas e maiôs de lycra em tela transparente. www.vitorinocampos.com
IÓDICE
Uma viagem aos locais mais longínquos e misteriosos da África. Com riqueza de detalhes, assim como a tribo Woodabe - originária da Nigéria - e inspirada nas artes feitas para o "acasalamento", a marca reproduz prints locais. O resultado é artesanal e feminino; há um diálogo com o universo africano através do crochê, com trabalho feito à mão por presidiários de Minas Gerais, da Penitenciária Professor Ariovaldo de Campos Pires.
O comprimento midi sugere sensualidade em amarrações e cintura marcada. Os drapeados vieram dos turbantes e as torções das vestes. Os plissados vêm inspirados na cestaria étnica. Diferentes texturas em seda e jeans aliam-se à materiais nobres, como couro e pelos. Estampas remetem à pintura corporal africana. Força para os poás, xadrezes e desenhos gráficos mixados com corações, que representam o ritual da sedução. Predominam os tons de azul, vermelho, nude e os clássicos preto e branco.
www.iodice.com.br
TUFI DUEK
A série Vikings, que traz para as telas a saga dos temíveis guerreiros e exploradores do norte da Europa do século VII, tornou-se referência para a coleção da grife. A temporada, idealizada pelo diretor artístico da marca, Eduardo Pombal, destaca uma mulher forte e, ao mesmo tempo, feminina. “Fui buscar nas heroínas do seriado a força da mulher dessa estação”, conta ele, frisando a importância da escolha das matérias primas para garantir o toque luxuoso.
A coleção explora recortes bem moldados e pregas precisas, sobre os quais são aplicados cristais checos Preciosa®, numa releitura dos spikes (metais pontiagudos) que recobrem o vestuário das guerreiras. Os cristais checos estão presentes em 10 modelos, entre vestidos, casacos, saias e macacão, confeccionados em crepe de lã italiano, nas cores preto, vinho e verde-floresta. www.tufiduek.com.br
RONALDO FRAGA
Capitu, uma mestiça de vira-lata com border collie, fez seu début na passarela, transformando a catwalk em dogwalk e trazendo em seu pescoço uma sacola de compras com o mote de uma nova campanha: “ANIMAL NÃO É GRIFE. ADOTE, NÃO COMPRE”.
A concepção da campanha é uma iniciativa da PEA – Projeto Esperança Animal - em conjunto com agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made. Outra novidade: a maquilagem que deu o que falar: rosto vermelho e dois olhos (com sobrancelhas) desenhados na testa. www.ronaldofraga.com.br; www.pea.org.br; www.leoburnett.com.br
SACADA
A marca carioca deu roupagem urbana ao étnico. O luxo recorre ao rústico. A alfaiataria perde a rigidez mantendo a estrutura. As roupas são práticas, com personalidade e livre expressão. A equipe criativa vasculhou as civilizações mais antigas que fundamentaram e deram identidade à América Latina. O tear manual, as cores e as estampas dos incas e dos povos dos Andes incluem geométricos, risca de giz e espinha de peixe. Cores vibrantes como o pink cuzco e o roxo inca se coordenam com tons neutros como terra nazca, azul Ice e .branco cordilheira. Os maxi cardigans de tricô, peças ícone da coleção, têm estrutura "easy chic". Os bolsos são fartos e os vestidos minimalistas no comprimento midi ganham pitadas masculinas como se tivessem saído de um filme noir dos anos 30 e 40. Os mantôs são usados com calça de alfaiataria com pegada despojada. Materiais: seda, lã, viscose, tricot, malha e jacquard. www.sacada.com
GIULIANA ROMANNO
A mulher é protagonista em um palco urbano e provocante, onde uma sensível sedução a revela ao cair da noite. Multifacetada, ela transita em diversas atmosferas, optando por misteriosa ousadia. A silhueta próxima ao corpo aparece com detalhes geométricos, em decotes profundos, fendas e recortes.
Vestido camisola, túnica, saia e a calça-saia pontuam a coleção, assim como os casacos estruturados de alfaiataria. Destaque para os bodies blazer e camisas. Os tecidos construídos artesanalmente aparecem em diferentes texturas, feitas em vinil e crepe de chine, silk fur e tule guipure contrapondo com os tecnológicos, como veludo lamê, pele ecológica com chevron e construções em jacquard. www.giulianaromanno.com.br
VICTOR DZENK
A parceria entre a TexPrima, de tecidos de alta tecnologia, e o estilista mineiro resultou em uma coleção com referências equestres. Na passarela, casacos desenvolvidos na malha prene double face, em tonalidades de marrom e terracota.
Dzenk aproveitou o efeito dupla face para construir peças com modelagem estilo dobradura, formando golas e palas. Destaques: vestidos em cetim plissado no top, combinados a saias sobrepostas, também plissadas, algumas em cetim. www.victordzenk.com.br; www.texprima.com.br
TNG
A marca traz uma nova proposta de vestimentas de trabalho, fazendo uma releitura das peças em denim e dos tops de lã usados sobrepostos nos meses de baixa temperatura. Predominam os shapes do início do século XIX As modelagens amplas de parcas, trench coats, casacos e saias midi e longas são coordenados com peças em jeans ou lã. Macacões e jardineiras ganham novas interpretações, bolsos e lavagens, trazendo contemporaneidade aos velhos uniformes. As saias longas em tweed e paetê glamurizam as trabalhadoras da época. O jeanswear utiliza novas técnicas de lavanderia, inclusive a rústica com resina e barro, para relembrar as calças dos trabalhadores das minas. Os jeans ganham aplicações e bordados com fios de tweed e patchwork com diferentes tipos de denim. Tons: areia, cinzas, marinho, índigo, marrom café, bordô e roxo escuro. As estampas são de pedras minerais em tons de azul e marrom. Para ajudar a composição do look, os modelos usaram óculos unissex, que carregam um conceito de vintage chic. Tais modelos foram criados pelo estilista Eurico Paschoal em parceria com as Óticas Carol. www.tng.com.br
ACQUASTUDIO
Inspirada na arte mineira barroca, rica em ornamentos florais, a coleção valoriza o tule dourado da marca paulista.
Esse material foi bordado em cristais e vidrilhos na mesma cor, além da organza que serviu de estrutura para as saias. www.acquastudio.com.br; www.petalasnoivas.com.br
AMAPÔ
Comemorando o sucesso obtido após 10 anos de persistência para entrar no segmento de jeanswear, as estilistas Carô Gold e Pitty Taliani resolveram olhar para a própria linha do tempo, pinçando os conceitos em jeans e sarja, considerados pelas estilistas os tecidos mais relevantes na história da marca. A coleção faz uma releitura do próprio trabalho da Amapô, em uma profusão de técnicas, desenvolvimentos, lavagens e maquetes, descontextualizando a matéria prima tão versátil que é o índigo. Destaques: modelagem oversized, aplicações em pedrarias estilo “ostentação”, japonismo, setentismo, oitentismo e noventismo, calça boca de sino e calça skinny cintura alta em novas cores e lavagens. www.amapojeans.com.br
TRITON
Inspirada pela saga Star Wars, esta marca transporta este icônico universo sci-fi para o cotidiano urbano. Antes do desfile, o próprio Darth Vader e seus stormtroopers cruzaram a passarela em direção ao backstage ao som da marcha imperial. As armaduras dos personagens vieram direto do acervo do filme, nos Estados Unidos. Os atores que as moviam também eram os mesmos da saga, pois possuem treinamento especial para o uso da vestimenta. Os personagens de George Lucas ganham uma releitura marcante na coleção feminina, com peças inspiradas principalmente nos uniformes dos soldados. Em pauta: comprimentos curtos, modelagens skinny, alfaiataria e mix de texturas e tecidos. As peças trançadas com ilhóses constroem o efeito de armadura, casando perfeitamente com a estética da saga. As articulações do corpo dos soldados é traduzida nos recortes da coleção. A coleção também se inspira no deserto, tanto na linha feminina quanto na masculina, em formas, recortes e cores. Fruto de uma pesquisa das vestimentas de civilizações antigas e dos esportes de climas áridos, a tendência se evidencia pelo desenho da saia sobreposta na calça, palas e recortes de alguns vestidos.
As máscaras beduínas, decoradas com bordados e ornamentos de prata, também foram fonte de inspiração. Seus adornos, mixados com as formas dos personagens Star Wars, ganham nova leitura esportiva. www.triton.com.br
Copia: Blog Modos e Modas
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